segunda-feira, 3 de maio de 2010

MEDICINA CHINESA



PROFESSOR RODRIGO NAKA

ACUPUNTURA

FITOTERAPIA

TUINÁ

DEPOIMENTOS

CONTATO

terça-feira, 20 de abril de 2010

A C U P U N T U R A


A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção).

A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu moxa ou seja "longo tempo de aplicação do fogo".

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente), ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.



Quando e onde surgiu?

Possivelmente antes da era cristã, na China. Para alguns historiadores, as agulhas de acupuntura seriam o resultado da evolução das lancetas usadas para perfurar bolhas ou pústulas. Para outros, a prática da acupuntura teria se iniciado a partir da experiência corriqueira de massagearmos o local dolorido para fazer passar a dor. De qualquer maneira, as evidências arqueológicas não nos permitem ter certeza quanto ao processo de formação do corpo de conhecimentos da acupuntura. Da China, ela se espalhou por vários países da Ásia, adquirindo características peculiares à cultura da região onde se estabelecia. No Japão, por exemplo, as agulhas são mais finas, se dá mais atenção à palpação do abdomen, mas os princípios básicos de diagnóstico e tratamento são sempre os mesmos.

A Acupuntura no Ocidente

Notícias sobre uma forma exótica de medicina praticada pelos chineses já chegavam ao Ocidente desde 1255, com a "Viagem à Terra dos Mongóis", de William de Rubruk. Padres jesuítas portugueses, ao viverem longos períodos no Japão à partir do século 16, puderam conhecer mais detalhes da forma japonesa de praticar a medicina chinesa. No século 17 começaram os relatos médicos propriamente ditos, feitos por médicos ocidentais que viveram na Ásia, como Jakob de Bondt, Buschof, Willem ten Rhijne, Engelbert Kaempfer. Houve então um período de enorme interesse pela acupuntura, que já havia passado quando Dabry de Thiersant publicou em 1863 "A Medicina dos Chineses", citando inclusive trechos do "Da Cheng". Talvez por causa da presença francesa na Indochina, somente na França ainda encontraríamos algum interesse esporádico em acupuntura, até que Soulié de Morant publicou "A Acupuntura Chinesa". Soulié de Morant tentou despertar o interesse médico pela acupuntura, porém o fato de não ser médico contribuiu para uma reação negativa por parte da comunidade científica da época.
Alguns dos termos empregados por ele, como "energia", "meridianos", permanecem em uso até hoje em algumas escolas ocidentais de acupuntura.
Depois, surgem os trabalhos de Chamfrault, e Niboyet, médicos franceses pioneiros, além de Nguyen van Nghi, médico vietnamita que vive na França.
O interesse da comunidade médica foi finalmente aceso quando houve a notícia de que o jornalista americano James Reston foi tratado com acupuntura, e de que na China a acupuntura era usada como analgesia em cirurgias. Várias clínicas de dor crônica passaram a usá-la como terapia, e com o despertar do movimento alternativo, mais e mais médicos passaram a se interessar pela acupuntura.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

T U Í - N A

  • Tui-Ná ou Tuina são os nomes pelo qual é conhecida esta massagem terapêutica chinesa.
  • Este website é dedicado a Tui-Ná - a massagem terapêutica para harmonizar a energia essencial do corpo entre o Yin e o Yang - e seus adeptos no Brasil.
  • A massagem Tui-Ná faz parte da medicina tradicional chinesa, que se fundamenta na teoria dos cinco elementos: água, fogo, terra, madeira e metal que simbolizam os órgãos internos.

· O diagnóstico avalia esses cinco princípios, que se manifestam nos níveis físicos e psíquicos, enquanto o tratamento busca reconduzi-las ao equilíbrio através de massagens nos meridianos e pontos reflexos nos pés

HISTÓRIA

  • O Nei-ching foi escrito há 4.500 anos e só teve sua tradução para o ocidente nos anos 40 !
  • O tratado de medicina do Imperador Amarelo é o mais importante. Ë escrito em forma de diálogo entre o lendário soberano, o Imperador Amarelo e o seu ministro sobre assuntos de medicina.
  • A medicina chinesa se desenvolveu em dinastias que se refinaram e expandiram seus conceitos firmados nos clássicos antigos.
  • Dos anos de 1840 até 1949, a China esteve sobre uma dominação reacionária semi-feudal e semi-colonial. Tanto a ciência quanto a cultura foram destruídas. A medicina tradicional chinesa e com ela a acupuntura e a moxabustão se viram à beira da extinção.
  • Depois da fundação da República Popular da China, a acupuntura e a moxa se popularizaram novamente em todo país, tendo aí o desenvolvimento de uma nova técnica anestésica - a anestesia acupuntural.

TEORIA



· O Nei-Ching descreve as teorias básicas da medicina chinesa, como o yin e o yang, os cinco elementos, os orgãos (zang-fu), os canais de energia, a energia vital (Qi), o sangue (xue) e os líquidos corpóreos, a etiologia, a patologia, os métodos de diagnóstico e as diferentes síndromes, assim como o conhecimento fundamental sobre pontos de acupuntura.


· A teoria do yin-yang sustenta que todo fenômeno ou coisa no universo conserva os aspectos opostos: yin e yang, que se encontram em contradição e interdependência .A relação entre yin e yang é a lei universal do mundo material . Ë amplamente usada na medicina tradicional chinesa para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, além de servir como guia de diagnóstico e tratamento no trabalho clínico.


· A natureza de uma coisa só existe por comparação do yin e o yang. Sob certas circunstâncias ela pode mudar, pois não é absoluta, é relativa. Desse modo, existem situações em que o yin está dentro do yin, yang dentro do yang, yin dentro de yang e yang dentro de yin.


· No desequilíbrio há o predomínio de um deles. Este fator é o que causa as doenças. Por exemplo:
- Aumento do yin consome o yang ou uma debilidade do yang conduz ao domínio do yin, e nesses casos, se origina a síndrome do frio.
- Aumento do yang consome o yin, ou a debilidade ou fraqueza do yin propicia o predomínio do yang, e nesses casos, se origina a síndrome do calor.


· Os métodos de tratamento deverão ser dirigidos a corrigir esse desequilíbrio yin-yang.


· Conceito único : o corpo é um todo , e o propósito do tratamento é reajustar o yin e yang , promover a circulação da energia (Qi) e do sangue.


· Na medicina tradicional chinesa estão relacionados firmemente os aspectos mentais, emocionais e doenças físicas. Tanto o diagnóstico como o tratamento levam em conta a pessoa global.


· Existe uma interdependência entre o homem e a natureza (ambiente natural, clima, condições geográficas); a relação patologia x fisiologia x correlação homem e o meio ambiente são consideradas e classificadas de acordo com os 5 elementos.


· Desde aproximadamente 400 A.C., os chineses tem utilizado outro conjunto de conceitos em sua tentativa de compreender o mundo. Trata-se da teoria dos Cinco Elementos (ou Cinco Movimentos) constituído por: Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal. E que são vistos como 5 propriedades inerentes a todas as coisas, e que constituem o mundo material. Determinam o estado de troca e movimento na relação de geração e destruição ou dominância e contra-dominância.


· A geração dos 5 elementos estabelece um círculo contínuo em que cada elemento é sempre gerado (filho) e é gerador (mãe). A geração implica controle e inibição mútua, e desse modo há o crescimento porque se opõe mas cooperam entre si. A inter-dominância em excesso é um ataque quando o outro é fraco. Contra-dominância indica atropelo. Ela vai pelo oposto da dominância.


TRATAMENTO

Características do MTC

Não possui contra-indicações

Não tem efeitos colaterais

Atuação do tratamentos após o diagnósticos preciso é de ação imediata, na maioria dos tratamentos. Na MTC podemos tratar 95% das doenças e não apenas dores como muitos pensam.

Alguns exemplos de tratamento: menopausa, menstruações irregulares, hipertensão, problemas circulatórios (varizes, trombose...), diabetes, depressão em geral, dores...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

RODRIGO KUBOYAMA NAKA




Doutor em acupuntura pela Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa do Brasil.


Técnico em reabilitação física pela ETERF.


Especialização em massagem terapêutica com Dr. Ye Yurui. (Doutor em Medicina Chinesa formado pela faculdade de medicina da China).


Curso de Fitoterapia com Dr. Ye Yurui.



Graduado em Educação Física com especialização em Personal Trainer.


quinta-feira, 15 de abril de 2010

F I T O T E R A P I A

Um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa, a fitoterapia é um dos instrumentos (como a acupuntura e o Tui-Na) de grande eficácia.
Uma de nossas atividades na clinica é trabalhar com a fitoterapia.
Vamos conhecer alguns dos principias exemplos:

Ba Zhen wang



Decocção dos 8 ingredientes preciosos



Ação:.nutre o sangue, Tonifica o Qui (energia).



Indicações: Usado para regular a energia vital e nutre o sangue, regula a menstruação, fraqueza, debilidade, palidez, palpitação com ansiedade, redução do apetite, discurso lacônico, falta de força nas extremidades, respiração curta, fadiga geral, vertigens, palpitação, promove a regeneração de eritrócitos. Língua clara com leve capa branca. Pulso frágil e deficiente ou gigante e fraco. Doenças crônicas de todos os tipos.



Cuidados e contra indicações: Gravidez. Descontinuar durante o resfriado ou gripe.




Da Huo Luo Dan




Grande elixir para revigorar os canais.



Ação: Ativa a circulação e dispensa o sangue estagnado e a mucosidade, dispersa vento – umidade nas articulações e canais Luo, drena e abre os meridianos, diminui espasmo e dores, tonifica o Qi, nutre o sangue, nutre o Yin e Jing, move o Qi, aquece o rim.




Indicações: Distúrbios neurológicos (paralisia facial, afasias, paraplegias, hemiplegias, neuralgias e seqüelas de acidente vascular cerebral), reumatismos ou atrites (síndrome Bi por vento frio – umidade associados às deficiências). Esclerose múltipla, mal de Parkinson.



Cuidados e contra indicações: Gravidez

Fu Fan Dan Shen Pian




Combinação de Salvia em Tabletes



Ação: Ativa a circulação sanguínea dos vasos. Tira estagnação de sangue no coração. Tranqüiliza. Acalma a dor.



Indicações: Usado para melhorar a circulação das artérias coronárias e vasos, melhora a angina e dispnéia de origem cardiovascular, palpitações, dismenorréia por sangue estagnado, amenorréia, contusões, reduz os níveis de colesterol e triglicérides, previne formação de trombos, dor afiada forte, possivelmente pior à noite, língua roxa escura.



Cuidados e contra indicações: Não foi relatada em pesquisas até o momento, porém convêm acompanhamento em caso de gravidez e lactação.

Gui pi wan



Chá para fortificar o coração e o pâncreas.



Ação: tonificar o Qui (energia vital) e o sangue do braço e coração- Fortificar o coração e o pâncreas- Reforçar a função do Baço de conter sangue.



Indicações: para pessoas com sintomas de: Palpitações, insônia, pesadelos, fadiga, fezes soltas manchas roxas no corpo, perda de apetite, rosto pálido e descorado, sangramento uterino ou menorragia., vertigens, ofuscações da vista, respiração curta. Plaquetopenia, menstruação no inicio do período, que cessa e volta de forma gotejante por longo período com sangue pálido e aquoso. Língua branca com capa fina e branca. Pulso como em corda e fraco.


Neurastenia, ulcera gástrica aplastica, anemia geral, sangramento crônico, menorragia, sangramento crônico.



Cuidados e contra indicações: Descontinuar o uso gripe e resfriados




Jin Gui Shen Qi Wan (Guei Fu Di Huang Wan)




Pílula do Cofre de Ouro so Imperador



Ação:Tonifica o Yang dos Rins, aquece o ming men, nutre o Jiao inferior.



Indicações: Usado para deficiência do Yang do Shen. Distúrbios gerais (amnésia senil, arteriosclerose, astenia, diabetes mellitus, envelhecimento precoce, hipertensão), distúrbios urinários (calculo renal, disuria, esclerose renal, nieturia, próstata precoce, formigamento dos membros, gengivite, lacrimejamento, neurastenia, paralisia do baixo ventre, prolapso de reto, prurido, zumbido). Disuria por pressão do feto, toxemia durante gravidez. Usado como tônico geriátrico.


Pulso profundo, fraco, fino e lento,


Língua pálida, avermelhada com fissuras com pouca saburra.



Cuidados e contra indicações: Descontinuar em casos de dor epigástrica, durante gripe e resfriado. Em gravidez deve ser monitorado por profissional habilitado.

Kang Gu Zeng Sheng Wan




Tablete para combater a hiperplasia óssea



Ação: Nutre o Qi e o Yang, nutre o fígado, beneficia os rins, e melhora as funções dos tendões e ossos. Revigora o sangue e revela dor.



Indicações: Promove a circulação de sangue, regula o Qi e para dor. Usado para tratar dor nas articulações, incluindo vértebras por deficiência do fígado e rins. Hiperplasia óssea. Dor articular muito forte que piora temporariamente, piora com o inicio do movimento, piora pela manhã, disfunção articular, fadiga, face pálida, sente frio no lombos, o pulso é fraco e profundo, língua pálida. Espondilite associada com hiperplasia óssea. Esta fórmula também pode ser usada para ajudar a previnir deslocação futura do disco vertebral. Esta fórmula deve ser usada por longo período de tempo. Para uso em problemas nas regiões cervicais, tóraxica e lombar. Resultando efetivo de 90%.



Cuidados e contra indicações: Não use durante friagem ou gripe presente. Cautela durante gravidez. Monitorar.

Liu Wei Di Huang Wan






Ação: Beneficia os rins, nutri o yin do fígado,esfria o calor,contém o jing, tonifica o yin dos rins.



Indicações: Usado para o vazio de yin dos rins, ofuscações da vista, acúfenos, diminuição da acudade visual,amnésia,insônia, fraqueza e lassidão dos lombos e dos joelhos, - emagrecimento, problemas digestivos, garganta e boca seca – sobretudo a noite – suor nos pés ou calor na sola dos pés, na palma da mãos e na região precordial, ou então febre vespertina, transpiração noturna, face vermelha. Espermatorréia – oligomenorréia ou metrorragias. Língua vermelha.



Muito importante para desenvolvimento de crianças (osso, pescoço, dentário).



Doenças da medicina ocidental: Tuberculose, diabetes sacarino e insípido, neuroses, febres funcionais, desordens neurovegetativas, síndrome clmatérica.



Cuidados e Contra indicações: Gravidez. Não deve ser usado em caso de diarréia ou indigestão por def. do baço ou língua gordurosa - ou na def. do yang (função vital). Descontinuar durante gripes e resfriados.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Long Dan Xie Gan Tang

Decocto de Gentiana para drenar fogo do fígado

Ação:Aliviar o calor ou fogo interno do fígado, vesícula e regular calor umidade dos 3 aquecedores. Beneficia o movimento da urina.

Indicações: Fogo que sobe sem controle com cefaléias, dor no peito, boca amarga, olhos injetados de sangue, ouvido inchado e surdo, garganta seca, urina amarela, prisão de ventre, inchaço e coceira na região genital, leucorréia, dor hipocôndrio, conjuntivite aguda,otite media aguda, furúnculos ou tumores do canal auditivo externo ou na cavidade auricular, hipertenção, hepatite, ictericida, colicistite aguda, herpes zoster, pielite aguda, cistite aguda, uretrite, inflamação pélvica aguda, prostatite aguda, eczema escrotal, testículos inflamados, coceira genital – Língua vermelha com capa amarela gordurosa – Pulso em corda, rápido e tenso. Para herpes combinar com Chuan Xin Lian.

Excelente resultado para tratamento da hepatite tipo A.

Cuidados e contra indicações: Gravidez - Não usar por longo período em caso de deficiência do baço ou em casos de injuria de fluidos. Não usar em pacientes pálidos.

Nan Bao


Fórmula do Homem Forte

Ação: Tonifica o yang dos Rins, o Qi do baço, beneficia o Jing, tonifica o Qi e sangue.

Indicações: Usado como um potente Tônico do homem, tratando desordens como impotência sexual, ejaculação precoce, diminuição do libido, polução noturna, poliúria, vertigens, fraquezas musculares, ativa a circulação eliminando frio das estremidades, dor lombar, pouca memória ou falta de concentração, pouco apetite, infertilidade masculina.

Cuidados e contra indicações: Descontinuar durante gripe e resfriado. Esta fórmula é quente, descontinuar em caso de sintomas de calor. Evite nas síndrome de deficiência de Yin marcado por calor e secura.

Shu Gan Wan

Pílula do conforto do fígado

Ação: Acalma o fígado e remove estagnação – Regula o estômago – Circular o Qi vital do fígado. Harmoniza o fígado e estômago. Esfria o calor do fígado. Revela dor.

Indicações: Circular o fluxo de energia vital do fígado, alivia dor, dor na região costal e epigástrica ( estagnação), hipoglicemia, gases, ascite, depressão, arrotos, regurgitação ácida, indigestão, perda de apetite, hepatite, menstruação irregular, flatulência. Língua com capa gordurosa, branca e amarela. Pulso em corda e tenso.

Cuidados e contra indicações: Esta fórmula é usada no primeiro mês de gravidez, quando o excesso de fígado causa desconforto matinal. Proibido no segundo e terceiro mês de gravidez. Deve ser prescrita por prático habilitado em Medicina Tradicional Chinesa.

Tian Ma Pian


Pílula de Gastrodia

Ação: Dispersa o vento e promove circulação de sangue – Para dor e relaxa os tendões.

Indicações: Usado como anti-reumático por vento frio ou umidade (síndrome Bi), relaxa músculos e tendões. Ativa a circulação sanguínea – analgésico, lumbago e fraques nas pernas, insensibilidade nos membros. Dor de cabeça por vento frio. Dor de cabeça migratória. Trata paralisia facial por golpe de vento. Trata a paralisia de Sino.

Cuidados e contra indicações: Cautela durante gravidez. Monitorar.

Xiao Yao wan



Preparado do conforto



Ação: harmoniza as energias do Fígado e Baço - Alivia energia estagnada- Restaurar o sangue- Releva estados de ansiedade e depressão ( digestiva). Regula menstruação.



Indicações: Pessoas com anemia e Qi estagnado no fígado e no baço. Regula a menstruação e circulação do sangue, especifico para tratar toracalgia, plenitude do estomago, flatulências acompanhadas da fraqueza, ansiedade, depressão, irritabilidade, vertigens, pouco apetite e menstruação irregular, cafeléia garganta e boca seca, dilatação do seio com dor, frio e calor se alteram, sangramento uterino, leucorreia. Também sintomas acompanhados de hepatite crônica e menopausa, incluído irritabilidade, fadiga. Febre de malaria. Excelente para tensão pré-menstrual ( TPM). Língua vermelha clara, Pulso em corda, tenso fraco.


Hiperplasia mamaria, hepatite crônica, neurastenia na menopausa, casos de asmas


Em desordens ginecológicas associas com Bu Xue.


Cuidados e contra indicações: em certos casos a TPM pode se agravada se a dosagem for alta, deve diminuir a dosagem e continuar o tratamento

Zhi Bai Di Huang Wan


Pílula de Anemarrhena, Phellodendron e Rehmannia.

Ação: Tonifica o Yin dos rins e tira calor interno do aquecedor inferior.

Indicações: Usado para vazio de Yin dos rins com calor acertado que sobe. Doença febril, lumbago, agitação, ofuscações da vista, vertigens, amnésia, insônia, lombalgia, tuberculose pulmonar, diabetes sacarino, insípido, neurose, síndrome climatérica. Suor noturno, calor nas mãos e pés, problemas de pele, língua vermelha com revestimento raro e seco, pulso fino e rápido.

Esta fórmula é importante para pacientes que fazem uso prolongado de esteróides (prednisona) ou terapia de reposição do hormônio da tiróide, porque estes pacientes dicam com deficiência de Yin e podem desenvolver uma língua vermelha.

Cuidados e contra indicações: Descontinuar na presença de resfriado e gripe.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

D E P O I M E N T O S

É A SUA OPINIÃO O MEU NORTE

AURORA


A Acupuntura faz parte da minha vida há alguns anos. A princípio começou trabalhando uma dor física, até que aprendi que ela pode trabalhar o emocional e evitar futuras dores físicas. Os benefícios são inúmeros, é fantástico saber que através de um ponto no nosso corpo pode-se encontrar a cura para um problema emocional ou físico. É um tratamento seguro, que não causa dependências e que não agride outro órgão do corpo.

Contar com um bom profissional é essencial. Entra aqui essa pessoa sensível e competente que é o Rodrigo Naka. Falar bem do Rodrigo é muito fácil, dono de um dom inato e que ele consegue fazer crescer através do constante estudo, de muita dedicação e responsabilidade. Parece incrível como ele busca a solução para os diversos problemas de uma pessoa e, com certeza, o encontra.

Parabéns Rodrigo, que Deus o abençoe e o conserve para que não só eu, mas muitas pessoas possam encontrá-lo e usufruir dos benefícios da acupuntura e da sua competência como profissional dessa área.

Um grande abraço,

Maria Aurora Piffer Cardozo

ROSATO


Sou um homem do campo e por isto a vida exige muito de mim, equilíbrio para tomar muitas decisões, ou seja, correr riscos, força física para acompanhar deperto minhas atividades...

Assim que descobri a acupuntura me sinto mais pronto para responder a missões de minha vida.

DANILO


Como atleta de fim de semana, estava sempre com lesões, mas depois de fazer um trabalho inicialmente com acupuntura e depois completei com a academia (também com o Rodrigo) consegui conciliar meu prazer com minha qualidade de vida.

CIDA


Muitas coisas que acreditava que era normal descobri que na verdade eram superáveis.
Stress, anxaquecas, depressão... hoje me considero uma nova mulher.

Minha vida agitada me causava um stress terrível, mas não conseguia fazer nada.
Com o tratamento combinado, de tu ina, acupuntura e fitoterapia; consegui melhor muito minha qualidade de vida.

NEI


Depois de iniciar meu tratamento com MTC diminui minhas lesões e todos me reconhecerão que melhorei como atleta.

PEDRO


Tentei várias coisas, mas minhas dores lombares só pararão depois que inicie a acupuntura e o melhor os primeiros resultados foram imediatos.
Hoje me sinto um adolescente.

MARIA ROSA


Para ser sincera, vim sem acreditar, mas meu neto precisa de ajuda e com o tratamento, tudo mudou.
Meu neto que irá uma piada na classe, agora é um aluno nota 10.

Contato


Rodrigo K. Naka
Rua Floriano Peixoto, 543
Centro - Jaboticabal/SP
Fone: (16) 3202-4491
e-mail: knaka@hotmail.com